Foram muitos! 134 ciclos por hora! |
Os ciclistas apareceram! Algumas caras conhecidas outras novas, alguns até pela primeira vez! E sim, usaram a ciclofaixa, talvez sabendo da importância de demonstrar o que tanto se quer! Uma conexão segura ligando Zona Sul - Zona Norte - Centro. Uma ligação segura para aqueles que já adotaram a bicicleta como transporte e principalmente para aqueles que querem adotar!
134 ciclos por hora, mas com um detalhe, só foram contados os ciclistas que efetivamente usaram a ciclofaixa!
As mulheres de Niterói novamente demonstram que elas estão na vanguarda!, foram 16% do total de ciclistas!
16¨% de participação das Mulheres |
E não foram só elas, pais levando seus filhos para a escola!
Pais com filhos |
Os pequenos não merecem segurança? Com uma ciclovia segura e permanente mais pais teriam segurança de usar as bicicletas para levarem seus filhos aos colégios e creches.
E não tem essa de que roupa é problema para usar bicicleta.
Chic de bicicleta |
Com uma ciclovia pode-se ir pedalando devagar, com segurança e mesmo que tenha que trabalhar arrumado, a roupa não é problema para usar a bicicleta.
Claro que a ciclofaixa temporária tem problemas, neste trecho de ligação Icaraí - Centro, 3 se destacavam:
- O começo da ciclofaixa na Av. Marquês de Paraná para quem vinha de Icaraí. Para pegar a ciclofaixa tem um desnível muito grande que torna difícil para alguns manter a estabilidade de bicicleta, além de poder empenar o aro.
- Ao fim do trecho, sentido Icaraí - Centro, a ciclofaixa se estreita muito e em uma curva já chegando na Rua Dr. Celestino
- E logicamente, o conflito com o ponto de ônibus, devido ao grande fluxo de ciclistas e até a falta de habito (já que falamos de ciclofaixa temporária) de como proceder neste caso, para algo definitivo deverão existir alternativas
Conflito com o pondo de ônibus |
Pelo levantamento de hoje vemos que o fluxo é grande para ambos os lados, mas como todos já sabem, Icaraí é o segundo maior destino dos ciclistas em Niterói, só ficando atrás do Centro.
Ciclofaixa 01 de Setembro |
Os números ficam mais impressionantes quando comparamos com as contagens anteriores!
Comparativo Jan/Maio/Set |
E da ciclofaixa de Maio para a ciclofaixa de Setembro tivemos um aumento de 55,81%
Aumento de 55,81% |
O fato é que os ciclistas aderiram à ciclofaixa, talvez para mostrar ao poder público o quão importante é esta ligação, afinal 134 ciclos por hora contados só aqueles que usaram a ciclofaixa não é pouco.
O uso da bicicleta já vem crescendo em Niterói, quem acompanha as contagens feitas pelo Mobilidade Niterói já constatou isso. Aliás, não precisa nem estar acompanhando as contagens, se é uma pessoa que repara no vai-e-vem das ruas já deve ter notado o incrível número de ciclistas que, aos olhos, parece aumentar a cada dia!
Amanhã, dia 02/09, o Mobilidade Niterói vai estar fazendo a contagem de ciclos na Av. Marquês de Paraná, ligação Zona Norte - Centro.
Agradecemos aos ciclistas por estarem mostrando sua força e agradecemos mais ainda aos que pela primeira vez usaram a bicicleta como meio de transporte.
Vamos continuar usando a ciclofaixa para demonstra sua importância e não deixaremos de cobrar uma solução definitiva (mesmo que na forma de reversível) para ajudar na mobilidade da cidade! Afinal, se tem uma máxima que incontestavelmente é verdade, "bicicleta é um carro à menos!"
Estão de parabéns, temos que aumentar as ciclovias em nossa cidade, mas acho que sem planejamento correm riscos pedestres e ciclistas, esta faixa provisória dá pra perceber que não dará certo, pois pedestres que descem dos ônibus correm riscos, o certo seria acabar com o canteiro central, embutir os fios, e fazer uma ciclovia cercada e sinalizada até a Av, Amaral Peixoto, do contrário não dará certo. Temos que cobrar dos caras que planejam para terem seriedade, responsabilidade e inteligência
ResponderExcluir