terça-feira, 1 de setembro de 2015

134 Ciclos por hora só na Ciclofaixa!

Por Sérgio Franco



Foram muitos! 134 ciclos por hora!

Os ciclistas apareceram! Algumas caras conhecidas outras novas, alguns até pela primeira vez! E sim, usaram a ciclofaixa, talvez sabendo da importância de demonstrar o que tanto se quer! Uma conexão segura ligando Zona Sul - Zona Norte - Centro. Uma ligação segura para aqueles que já adotaram a bicicleta como transporte e principalmente para aqueles que querem adotar!

134 ciclos por hora, mas com um detalhe, só foram contados os ciclistas que efetivamente usaram a ciclofaixa!

As mulheres de Niterói novamente demonstram que elas estão na vanguarda!, foram 16% do total de ciclistas!

16¨% de participação das Mulheres

E não foram só elas, pais levando seus filhos para a escola! 

Pais com filhos

Os pequenos não merecem segurança? Com uma ciclovia segura e permanente mais pais teriam segurança de usar as bicicletas para levarem seus filhos aos colégios e creches.

E não tem essa de que roupa é problema para usar bicicleta.

Chic de bicicleta

Com uma ciclovia pode-se ir pedalando devagar, com segurança e mesmo que tenha que trabalhar arrumado, a roupa não é problema para usar a bicicleta.

Claro que a ciclofaixa temporária tem problemas, neste trecho de ligação Icaraí - Centro, 3 se destacavam:

  • O começo da ciclofaixa na Av. Marquês de Paraná para quem vinha de Icaraí. Para pegar a ciclofaixa tem um desnível muito grande que torna difícil para alguns manter a estabilidade de bicicleta, além de poder empenar o aro.
  • Ao fim do trecho, sentido Icaraí - Centro, a ciclofaixa se estreita muito e em uma curva já chegando na Rua Dr. Celestino
  • E logicamente, o conflito com o ponto de ônibus, devido ao grande fluxo de ciclistas e até a falta de habito (já que falamos de ciclofaixa temporária) de como proceder neste caso, para algo definitivo deverão existir alternativas

Conflito com o pondo de ônibus

Pelo levantamento de hoje vemos que o fluxo é grande para ambos os lados, mas como todos já sabem, Icaraí é o segundo maior destino dos ciclistas em Niterói, só ficando atrás do Centro.

Ciclofaixa 01 de Setembro

Os números ficam mais impressionantes quando comparamos com as contagens anteriores!

Comparativo Jan/Maio/Set

E da ciclofaixa de Maio para a ciclofaixa de Setembro tivemos um aumento de 55,81%

Aumento de 55,81%



O fato é que os ciclistas aderiram à ciclofaixa, talvez para mostrar ao poder público o quão importante é esta ligação, afinal 134 ciclos por hora contados só aqueles que usaram a ciclofaixa não é pouco.

O uso da bicicleta já vem crescendo em Niterói, quem acompanha as contagens feitas pelo Mobilidade Niterói já constatou isso. Aliás, não precisa nem estar acompanhando as contagens, se é uma pessoa que repara no vai-e-vem das ruas já deve ter notado o incrível número de ciclistas que, aos olhos, parece aumentar a cada dia!

Amanhã, dia 02/09, o Mobilidade Niterói vai estar fazendo a contagem de ciclos na Av. Marquês de Paraná, ligação Zona Norte - Centro.

Agradecemos aos ciclistas por estarem mostrando sua força e agradecemos mais ainda aos que pela primeira vez usaram a bicicleta como meio de transporte.

Vamos continuar usando a ciclofaixa para demonstra sua importância e não deixaremos de cobrar uma solução definitiva (mesmo que na forma de reversível) para ajudar na mobilidade da cidade! Afinal, se tem uma máxima que incontestavelmente é verdade, "bicicleta é um carro à menos!"








Um comentário:

  1. Estão de parabéns, temos que aumentar as ciclovias em nossa cidade, mas acho que sem planejamento correm riscos pedestres e ciclistas, esta faixa provisória dá pra perceber que não dará certo, pois pedestres que descem dos ônibus correm riscos, o certo seria acabar com o canteiro central, embutir os fios, e fazer uma ciclovia cercada e sinalizada até a Av, Amaral Peixoto, do contrário não dará certo. Temos que cobrar dos caras que planejam para terem seriedade, responsabilidade e inteligência

    ResponderExcluir